quinta-feira, 17 de julho de 2008

E foi assim...


Pamplona no começo de Julho significa San Fermines. E a festa de San Fermin significa horas, horas e horas de festa, música e largada de touros. O "Encierro", símbolo destas festas celebrizadas por Ernest Hemmingway.
Às 8h da manhã em ponto, após soarem os sinos na Catedral de Pamplona, é lançado o "txupinazo" para a largada dos touros, os quais correm pelas ruas da parte velha da cidade (Casco Viejo) até alcançarem a praça de de touros.
A quantidade de mozos vestidos a rigor (com o "pañuelo" vermelho e de branco tal como manda a tradição) que estão nessas mesmas ruas é impressionante, mas não pensem que é qualquer um que se pode meter ali. A polícia municipal trata de efectuar uma triagem daqueles que carregam com a noite às costas e pensam que com alguns litros de álcool tornam-se super-heróis. Aliás, muitos dos mozos estão preparados fisicamente e apresentam-se suficientemente frescos para efectuar tamanha correria matinal, tendo, até, alguns deles recebido workshops de como correr num "Encierro".
Eu cá não sou maluco para me meter nestas alhadas... Já me basta o forrobodó noctívago :) Aqui vos deixo com o vídeo a 1ª largada do ano - uma das mais caóticas de 2008 - a qual pude presenciar o seu final na Praça de Touros. P'ró ano há mais!!!

Sem comentários: