domingo, 5 de abril de 2009

Korrika, a corrida em prol do euskera


Realiza-se, cada dois anos, a "Korrika": uma corrida sui-generis em toda Euskal Herria (País Basco+Navarra+País Basco francês) com o objectivo de promover a língua basca por todo os territórios onde se fala e há influência do euskera.
É uma ideia original e bonita que visa promover a (quiçá) língua mais antiga da europa e da qual se desconhecem as origens. Este ano foram percorridos 2503 km desde Tudela (sul da Navarra), no passado dia 26 de Março até terminar hoje em Vitoria-Gasteiz, durante 24h a fio e passando por diversas terras bascas.
Num pelotão que poderá ser maior ou mais pequeno, existe sempre uma pessoa que vai à frente transportando um pau-estandarte com uma pequena ikurriña que se conserva desde a primeira edição em 1980.
Na minha opinião é uma festa deveras bonita, apenas manchada pela manipulação política que os mesmos de sempre exercem em acontecimentos deste género, onde o objectivo é a promoção deste património tão exoticamente bonito que existe no País Basco.

2 comentários:

Batista disse...

O que é a manipulização?!?!?!?!?!?! Já andas a escrever à imigrante...não tarda começas a vir a Portugal só nas férias do Verão, com um carro de matricula estrangeira!!!! Manipulização?!?!?

Euskoluso disse...

Seu Batista Sacrista.. Não te escapa nada!!
Já sabes que um gajo aqui a viver fora do Tuguistão começa a misturar línguas... e começa a ficar com uma "manipulização" gramatical do caneco!! lol
Tem calma que o póximo passo é ir mesmo a Portugal com carro de matrícula estrangeira mas, atenção, sem cd mas com um MP3 pimba, que os tempos evoluem!