terça-feira, 17 de março de 2009

Uma Euskadi mais vermelha e amarela


As eleições bascas de 1 de Março ditaram uma marcada mas insuficiente vitória do Partido Nacionalista Basco (PNV) que há mais de 30 anos está no poder da Eusko Jaurlaritza (Governo Basco), sendo um caso inédito em Espanha. Uma autêntica ilha dentro da bipolarização estatal PSOE vs PP.
Nunca havia governado aqui outra força que não nacionalista basca. E isto está prestes a mudar. A junção de deputados dos dois grandes arqui-rivais políticos que noutras zonas de Espanha andam às "turras" por tudo e por nada, supera a representação pró-basca somada pelo PNV e outros partidos. O facto da esquerda radical nacionalista estar ilegalizada e impedida de se apresentar a qualquer acto eleitoral fez com que a representação nacionalista basca ficasse reduzida a menos de metade no Parlamento de Vitoria-Gasteiz.
O PP reinvidica ao PSOE (2º partido mais votado, com o candidato a Lehendakari Patxi Lopez) bandeiras outrora aparentemente eternas do mundo nacionalista tais como a Educação, Administração Interna, Cultura... Uma coligação que antevejo bastante ténue devido às pequenas grandes guerrilhas vividas no resto de Espanha e que podem salpicar no País Basco.
Dá-me a sensação que esta corda vai rebentar daqui a uns meses, bem antes de 2013... Cheira-me que daqui a nada os bascos são chamados novamente às urnas.

Sem comentários: