quinta-feira, 21 de maio de 2009

Greve contra-producente

Os sindicatos nacionalistas convocaram uma greve para este dia 21 de Maio, que segundos os primeiros dados apresentados pelos mesmos "teve uma grande adesão". Gostava, de facto, de saber onde é que se deu esse apoio tão grande.... Muitas empresas trabalharam nesse dia, como é o caso da minha onde houve uma votação maciça (72%) em contra de efectuar uma greve em tempos de crise e num ano em que nos descem o salário. É certo que o panorama está muito mau, muitos despedimentos sem causa e razão levados por esta "psicose-da-crise", mas uma greve não pode ser convocada sem mais nem menos, sem uma negociação prévia com a patronal e ainda mais quando tem um carácter completamente político.
No entanto, quem mais sofre neste dia são os pequenos e médios comerciantes cujos tempos de hoje não são muito famosos que se vêm obrigados a fechar os seus negócios perante a ameaça dos supostos "piquetes informativos de greve" que não são mais do que piquetes intimidatórios.
A falta de democracia que se faz notar aqui neste país tem nestas jornadas um ponto alto: o trabalho dos piquetes resume-se a obrigar a fechar os estabelecimentos que estão abertos sob a ameaça de lhes pintarem a fachada ou causar algum estrago. Outros estabelecimentos nem se dão ao trabalho de abrir por temor ou porque já sabem "o que é que casa gasta".
É esta a realidade.

1 comentário:

Anónimo disse...

tens que ler mais uns panfletos....;) "em contra" "a patronal"....;) me suenas a venezuelano!!! el capitan...de las azafatas