domingo, 29 de junho de 2008

Recordar é viver


6ª feira, 27 Junho, Moita.
Juntam-se 4 artistas a relembrar velhos tempos estudantis daqueles loucos anos entre 1999 e 2003 em Portalegre. Episódios, frases míticas... Entre gargalhadas, um choco frito e umas cervejas, tudo veio à mesa, abrindo o baú das lembranças.
Um brinde a vocês, amigos! Para quando a próxima jantarada? ;)

Y la tortilla gana a la salsicha!


Obrigado pela vingança "hermanos", a Taça fica na Península!
Fico contente pelos meus amigos que tanto ansiavam por este momento. Se houvesse mais democracia pelas terras verdejantes estariam a celebrar pela rua a celebrar a rodos. Se não fosse por um punhado de energúmenos...

sexta-feira, 27 de junho de 2008

A força do sol


Nunca después de haber emigrado a Euskadi he dado tanto valor a una dadiva que la madre naturaleza nos proporciona, el SOL.
Quizas por vivir en una tierra donde la mas grande estrella brilla por su ausencia, siento estos días en Lisboa lo tan bonito que es un dia de cielo azulisimo de verano donde el calor hace presencia. Como una vitamina que te da sensaciones siempre positivas, una droga sin daños colaterales, como agua en momento de sed. Ahora si sé lo que es su valor.
Se acerca el finde y hoy viernes va a ser un dia grande!!!

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Contrastes futboleros


Chego a Portugal. Aqui ainda há sintomas de que o Euro 2008 foi vivido com muita ilusão e excitação, da mesma forma que se viveu o Mundial 2006 e o Euro 2004 de norte a sul, outra coisa não se podia esperar.
Pregunta inevitable en Lisboa: "En España están todos "locos" con la selección, verdad?" Y claro, les tengo que explicar a mis amigos lusos que en Euskadi lo del apoyo a la selección española no es bien lo que la televisón nos hace ver, cuando ponen los festejos en Madrid y otras ciudades del vecino ibérico después de que ganaran a Italia.
É um país divido este que leva o apelido "Basco". Tenho amigos que sentem a "roja" e outros que a desprezam. Tenho amigos que adorariam colocar uma bandeira de Espanha na janela, tal e qual fazemos em Portugal... Respeitos ambos os lados e entendo-os.
Mas lá, parte da população não tem a liberdade de fazer algo que em terras lusitanas seria perfeitamente natural, em mostra pelo afecto que tens pela selecção que representa o país que levas no coração. Praticamente impensável.
Culpa dos que só sabem falar com as pistolas na mão. Uma minoria com demasiada força.

domingo, 22 de junho de 2008

Começa o Verão... y las juergas!

Espectáculo, até que enfim que é Verão! Uma boa-vinda com 35ºC, a pele mais morena... Como tem de ser, depois de tanta "lluvia"!
Inerente a esta época estival são as festas que nesta zona do País Basco e arredores começam a despontar. Ruas cheias, música a "tope", beber, dançar, beber, dançar, beber e rir muito são os ingredientes destas peculiares festarolas muito típicas nesta zona de Espanha... É impossível ficar em casa!
Eu próprio já fiz a minha "rota de fiesta":
21 Junho: Festas de Leioa
(Como vou estar em Lisboa não posso estar no dia 28 em Mungia, senão.. ;) )
6 Julho: Pamplona (San Fermines)
12/13/14 Julho: novamente Pamplona (vaya fiestarazo que va a ser)
16 Julho: Arrebato em Barakaldo
18 Julho: Fiestas Amorebieta
19 Julho: Fiestas Santurtzi
25 Julho: Fiestas em Santander
etc... etc... Senão não paro com a lista.

Acabou-se a festa


Assim é o futebol, desporto de paixões, alegrias e tristezas. Ahora es momento de volver a la realidad del la inflación por los aires, el gasoil también y lo jodido que anda el país.

sábado, 14 de junho de 2008

Quebra-nozes basco

Dedicado a mi amigo Brizu... El quebra-nueces euskaldun!

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Menudo fiasco... el verano vasco!


En esta foto hay diferencias.
Descubrelas tu mismo.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

3 veces Portugal!


Olé, olé e olé Portugal! 3 golinhos bem saboreados num barzito no bairro bilbaino de Deusto para que a esperança continue a comandar o sonho...

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Mapa mundo... a la bilbaina!

Em Espanha, tal como em Portugal acontece com os alentejanos, os portuenses ou lisboetas, também existem clichés. Os andaluzes muito brincalhões, os catalães agarrados ao dinheiro e... os bilbaínos fanfarrões!!!
Pois é, em Bilbao ao Metro chamam-lhe Kilómetro e aqui os bocadillos (sandwiches) são gigantes. Para verem o que é Bilbao para um autóctono exite uma anedota na qual pergunta-se "Que es el Oceano Atlantico?" "El pedazo de agua entre America y Europa que desemboca (desagua) en el Rio Nervión (rio de Bilbao)".. :D
Foi pedido a uma criança para que desenhasse Bilbao no mundo... Ou será que foi ao contrário? Vejam por vocês mesmos.

domingo, 8 de junho de 2008

Portugolo!


Uma alegria para adoçar o fim-de-semana! Valeu aí Pepe! (O homem até já sabe o hino de cor!)
Que siga la fiesta!

sábado, 7 de junho de 2008

Força e Honra!


Começa hoje a febre do Euro 2008! Logo mais às 20h45 a selecção vai tentar dar uma primeira alegria contra a Turquia a todos os portugueses espalhados pelo mundo, naquilo que espero que seja o iniciar de uma caminhada até à final de 29 de Junho.
Tenho pena de não estar em Portugal neste momento - custou-me imenso não poder ter estado a maior parte do Euro 2004 que se realizou no nosso país -, por isso toca agora torcer em terra neutra e onde a selecção espanhola não desperta muitas paixões (pelo menos aqui não se vê 1% da loucura que se vive em Madrid, ou noutras cidades fora da geografia basca, com a "selección roja").
Ao final da tarde vou estar com mais 2 ou 3 portugueses num bar em Bilbao. Espero que seja o iniciar de uma noite de júbilo!
Força Rapazes!!!

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Donde está el Verano!?


Ah pois é! Até no clima os bascos têm de ser diferentes. Isto aqui é mesmo um mundo à parte... Estava eu a tentar ver o prognóstico metereológico para o fim de semana e reparem bem para onde é que dão chuva?.. Vejam lá...
Claro! Para o País Basco!!! Fónix, já lá vão mais de 4 anos que estou a viver aqui e de facto ainda não consegui assimilar o tempo desta terra!!! Quero o Verão, já! Mandem-me para cá o sol de Portugal, por favor! Mas apenas o sol, ok???

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Portugalete?..


Não, não é uma espécie de Portugal dos pequeninos ou uma adjectivação irónica ao estado do nosso progresso económico como país... É o curioso nome de uma terra nos arredores de Bilbao, já no lado do litoral na foz do Rio Nervión, que tanto se assemelha ao nome do nosso país. Não existe uma lógica directamente relacionada com a nação lusitana, mas segundo pude apurar na Wikipédia (uma verdadeira bíblia do conhecimento internauta!) este nome surge de Portus-galorum, (Puerto de los galos), sendo que também se defende que o primeiro nome em euskera (a língua basca) seria Ugalete, daí a junção.
A Portugalete, ou "Portu", diminutivo aplicado pelos bilbainos e biscaínos, costumo parodiar por vezes em dois dedos de conversa esporádica muitas vezes patrocinados pelo auge nocturno da "fiesta" bilbaína:
"- Y donde eres tu?" digo.
"- De Portu."
"- No fastidies, yo tb soy de Portu!!" respondo eu.
"- Ah si? Y de que zona?..."
"- Si... de Portu...gal!" ;)

domingo, 1 de junho de 2008

Chove, chove e chove...

Em Portugal quando se fala de Espanha talvez muitos pensam em sol, paisagens um tanto ou quanto desérticas, no calor... Pois bem, o País Basco é um mundo à parte. Aqui chove tanto que até se podia exportar água! Este sábado foi demais. Estradas cortadas, rios a desbordar... As maiores cheias dos últimos 25 anos. Para não variar fui curtir um pouco na night de Bilbao, entre Indautxu e Abando. Esta foto retrata bem o tempo (primaveral!?) que fez nesta madrugada que passou. Deixaram a torneira do céu aberta!