sexta-feira, 26 de junho de 2009

Mais uma acha para a fogueira basca


Não havia necessidade de lançar mais uma acha para a fogueira da guerra dos ícones e das simbologias em Euskadi. Esta "guerrinha" que muitas vezes é parva, é para muitas pessoas desta linda terra, motivo de ira. E eu compreendo.
De vez em quando aparecem estes sujeitos que mais do que manobras militares, o objectivo é de facto "tocar los cojones" aos bascos mais nacionalistas moderados ou não... É pôr o dedo na ferida.
Desta feita a parvoíce foi efectuada no alto do monte Gorbea, um dos vários símbolos do nacionalismo basco. Decidiram enfeitar a cruz do Gorbea, colocada em 1899, com a bandeira de Espanha, numa terra tão susceptível a estas situações como é o País Basco.
Mais valia terem ficado no quartel a jogar ao "Risco" ou aos soldadinhos de chumbo... Mais um assunto para alimentar a eterna guerra entre jornais nacionalistas bascos/espanhóis, de esquerda/direita.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Um grande: JAJAJAJAJAJA!!! Tomaaaa!!


Não é que fique contente com as derrotas da Espanha, apenas por uma mesquinhice anti-vizinho, que directamente ou indirectamente as aulas de História de Portugal faziam-nos passar quando eramos putos, mas pôrra.. É que facto ler os titulares da Marca ou as notícias da maioria dos telejornais espanhóís já metia nojo!!!
Então o Canal 4 espanhol até metia raiva! Gozaram com os americanos até mais não pegando inclusive, no que os "yankees" almoçavam no dia do jogo, argumentando o menu como algo que não se podia comparar com a excelente "cuisine" espanhola, a da melhor selecção do mundo e arredores, que nunca perde, a "Armada Invencível".
Pois bem, não foram os ingleses desta vez, mas sim os da terra do Tio Sam. Vá, "señores periodistas" da tele-porcaria das notícias tendenciosas e sem ponta por onde se pegue. Vão lá chorar para um canto e tentem ser um pouco mais objectivos e aprendam a não menosprezar o adversário.
Levaram com a mesma dose que lhes demos há 5 anos atrás, no Euro 2004!

Ps: No entanto, o orgulho espanhol ficou bem alto! Um destes não cai assim... o resultado foi 0-2 mas... houve alguém da Cadena Ser que devia tar a pensar nalgum golo que valesse por 2, porque um golo fantasma já tinha sido metido! ahahahaha, perdão, como dizem eles... jajajajaja!

segunda-feira, 22 de junho de 2009

A vergonha continua


Assim hão-de ir longe, sim senhor...
Grande exemplo de construção de pátria, à boa maneira troglodito-selvagem à custa da plena razão pistoleira do não-respeito pela vida humana daquele que pensa diferente.
É isso, bascos de gema, soldados do sangue e do irrintzi borroka, continuem por este caminho e cada vez se irão isolar no vosso pseudo-conflito, na vossa pseudo-guerra da estupidez e, ainda pior, fazendo sofrer e denegrindo o próprio povo basco, o vosso povo.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Orgulho em ser estrangeiro

Orgulho em não ser daqui.
Orgulho em ter uma lista de eleitor só para mim nas Europeias, não fosse um inglês de 1926 a tirar-me essa exclusividade!!! O que estes gajos foram gastar em papel só para diferenciar a nacionalidade de X ou Y...
Além disso, é engraçado que em Espanha, existe um boletim de voto por partido, sendo que tens de escolher dito boletim, dobrá-lo em quatro e colocar num envelope.
De facto em Portugal estamos muito mais avançados... Metes uma cruzinha, um rabisco ou fazes um desenho de um dedão para saudar o pessoal e já está!

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Prenúncio da Liga Europa?...

Que boa notícia :)
O Athletic e o Benfica irão participar no Torneio do Guadiana entre 16 e 18 de Julho, em Vila Real de Santo António, no Algarve... Não se sabe ainda se se irão defrontar, mas estou mesmo ansioso que assim o seja.
Creo que van a rular apuestas en el trabajo...

"Sapateiro" a lo portugués

Nestas eleições europeias, como em todas as outras, tudo vale para conseguir um voto. Esta semana recebo uma carta de propaganda eleitoral do partido do Zapatero... totalmente em português!!!
Bem sabemos que os espanhóis para línguas é um "está quieto", mas de facto surpreendeu-me positivamente este gesto, não posso negá-lo, apesar de estar-me bem a marimbar para o que me pedem os partidos políticos.
Nisto até se deram ao trabalho de pagar a um traductor/a de português (bem que podia ter sido eu, caraças!) só para conseguir um mísero voto... O que me leva também a pensar que estes gajos têm-nos bem controladinhos nos seus ficheiros de dados pessoais. Que filhos da mãe...

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Greve contra-producente

Os sindicatos nacionalistas convocaram uma greve para este dia 21 de Maio, que segundos os primeiros dados apresentados pelos mesmos "teve uma grande adesão". Gostava, de facto, de saber onde é que se deu esse apoio tão grande.... Muitas empresas trabalharam nesse dia, como é o caso da minha onde houve uma votação maciça (72%) em contra de efectuar uma greve em tempos de crise e num ano em que nos descem o salário. É certo que o panorama está muito mau, muitos despedimentos sem causa e razão levados por esta "psicose-da-crise", mas uma greve não pode ser convocada sem mais nem menos, sem uma negociação prévia com a patronal e ainda mais quando tem um carácter completamente político.
No entanto, quem mais sofre neste dia são os pequenos e médios comerciantes cujos tempos de hoje não são muito famosos que se vêm obrigados a fechar os seus negócios perante a ameaça dos supostos "piquetes informativos de greve" que não são mais do que piquetes intimidatórios.
A falta de democracia que se faz notar aqui neste país tem nestas jornadas um ponto alto: o trabalho dos piquetes resume-se a obrigar a fechar os estabelecimentos que estão abertos sob a ameaça de lhes pintarem a fachada ou causar algum estrago. Outros estabelecimentos nem se dão ao trabalho de abrir por temor ou porque já sabem "o que é que casa gasta".
É esta a realidade.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Não foi possível...


...mas para a história fica o mega ambiente vivido em Bilbao.
Milhares e milhares de pessoas pelas ruas, algo parecido ao ambiente vivido em Portugal durante o Euro2004!
Tenho sensação que para a próxima época o Athletic vai receber uma invasão de adeptos do Benfica quando viermos cá jogar para a Taça UEFA... Que o sorteio assim o dite!
Ps: e já agora... olhem para a foto e respondam-me a isto: "Onde está o Wally???"

terça-feira, 12 de maio de 2009

Bilbao ansiosa


É já amanhã que o Athletic Club de Bilbao joga a sua partida mais importante dos últimos 25 anos e com um desafio titânico: ganhar ao melhor Barça dos últimos anos, (quiçá da história do futebol...)
A cidade está engalada para viver a final a partir das 22h com milhares e milhares de pessoas nas ruas da cidade a ver o jogo em vários ecrãs gigantes.
Daqui a pouco mais de 24h saberemos o resultado. Se o Athletic ganha... uy, nem quero imaginar!! Que FIESTÓN vai haver!!

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Beti bihotzean

Longe, mas perto.
Ausente, mas sempre presente.
É nestes dias em que há que valorar mais quem bem te e quem te quer bem, aproveitando cada minuto que passas com eles...
Os quiero.

domingo, 5 de abril de 2009

Korrika, a corrida em prol do euskera


Realiza-se, cada dois anos, a "Korrika": uma corrida sui-generis em toda Euskal Herria (País Basco+Navarra+País Basco francês) com o objectivo de promover a língua basca por todo os territórios onde se fala e há influência do euskera.
É uma ideia original e bonita que visa promover a (quiçá) língua mais antiga da europa e da qual se desconhecem as origens. Este ano foram percorridos 2503 km desde Tudela (sul da Navarra), no passado dia 26 de Março até terminar hoje em Vitoria-Gasteiz, durante 24h a fio e passando por diversas terras bascas.
Num pelotão que poderá ser maior ou mais pequeno, existe sempre uma pessoa que vai à frente transportando um pau-estandarte com uma pequena ikurriña que se conserva desde a primeira edição em 1980.
Na minha opinião é uma festa deveras bonita, apenas manchada pela manipulação política que os mesmos de sempre exercem em acontecimentos deste género, onde o objectivo é a promoção deste património tão exoticamente bonito que existe no País Basco.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Oficial: o português será leccionado em Euskadi


Uma grande notícia para a nossa língua:
O Governo Basco, que está em fim de mandato, decretou que a partir do próximo ano lectivo 2009/10, o português será leccionado a todos os jovens do ensino secundário, em alternativa ao francês.
Uma das razões apontadas pelo exectivo liderado por Ibarretxe para a necessidade da aprendizagem do nosso idioma deve-se "ao facto da comunidade lusófona ser a comunidade europeia com mais peso dentro de Euskadi, bem como pelo enorme fluxo anual de transportes de mercadorias vindos de e para Portugal", dentro das fronteiras bascas, como também "não convém esquecer a enorme quantidade de emigrantes lusófonos em França, que em Agosto percorrem as estradas desta zona a caminho do seu país de origem". Esta medida visa uma maior aproximação da sociedade basca, tanto comercial como humana, em relação aos luso-falantes.
A partir de agora vai ser mais corrente ser abordado por um "Bom dia" em vez de um "Egun on".

PS: Feliz 1º de Abril! ;-)

terça-feira, 31 de março de 2009

Durango, a primeira Gernika


Em plena Guerra Civil espanhola, 26 dias antes do bombardeamento a Gernika por parte da Luftwaffe (a aviação alemã, sob as ordens de Franco) a 31 de Março de 1937, Durango sofreu um duro ataque aéreo que também provocou vítimas.
A vila, que naquela altura estendia-se pouco mais além do "casco viejo" (parte velha), ficou reduzida a escombros naquilo que foi o prelúdio do que iria acontecer a 22 quilómetros daqui, na terra-símbolo para o orgulho basco.
Longe do mediatismo que o quadro de Picasso conseguiu transpolar para o mundo, acerca daquilo que aconteceu em Gernika, foi uma das coisas que me supreendeu bastante quando vim viver para aqui. Sabia das atrocidades que o regime franquista cometeu durante e depois da Guerra Civil, mas não fazia a mínima ideia da existência de outras "Gernikas": Durango, Otxandio, Irún, Donostia-San Sebastián...

domingo, 29 de março de 2009

Jantarada Lusitana em Bilbao

Honra a vós, lusitanos (e derivados, também) pelo grande momento e pela enorme e saudável confraternização proporcionada ontem na capital biscaína.
Pelo mares infinitos de Baco, da picanha amanhada e ao som do inigualável "Marante", brindou-se à nossa pátria e aproximaram-se laços entre gentes de diversos âmbitos mas com um denominador comum: o coração luso.
Que a repetição destes momentos seja o apanágio da nossa estadia em Euskadi.
Bem haja.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Onde está o gajo de Bilbao???...


Con un par de cojones en medio de la furia española: camiseta del Athletic y ikurriña (bandeira basca) en la cintura!

terça-feira, 17 de março de 2009

Uma Euskadi mais vermelha e amarela


As eleições bascas de 1 de Março ditaram uma marcada mas insuficiente vitória do Partido Nacionalista Basco (PNV) que há mais de 30 anos está no poder da Eusko Jaurlaritza (Governo Basco), sendo um caso inédito em Espanha. Uma autêntica ilha dentro da bipolarização estatal PSOE vs PP.
Nunca havia governado aqui outra força que não nacionalista basca. E isto está prestes a mudar. A junção de deputados dos dois grandes arqui-rivais políticos que noutras zonas de Espanha andam às "turras" por tudo e por nada, supera a representação pró-basca somada pelo PNV e outros partidos. O facto da esquerda radical nacionalista estar ilegalizada e impedida de se apresentar a qualquer acto eleitoral fez com que a representação nacionalista basca ficasse reduzida a menos de metade no Parlamento de Vitoria-Gasteiz.
O PP reinvidica ao PSOE (2º partido mais votado, com o candidato a Lehendakari Patxi Lopez) bandeiras outrora aparentemente eternas do mundo nacionalista tais como a Educação, Administração Interna, Cultura... Uma coligação que antevejo bastante ténue devido às pequenas grandes guerrilhas vividas no resto de Espanha e que podem salpicar no País Basco.
Dá-me a sensação que esta corda vai rebentar daqui a uns meses, bem antes de 2013... Cheira-me que daqui a nada os bascos são chamados novamente às urnas.

quarta-feira, 4 de março de 2009

24 anos depois...


O Athletic Club de Bilbao volta a uma final da Copa del Rey após vencer o Sevilha por 3-0. Bilbao está em festa. Chove a potes, mas isso não importa...
Dia 13 de Maio há mais. Espera-lhe o colosso Barcelona. Toda a Bizkaia sonha...

segunda-feira, 2 de março de 2009

O episódio destas eleições

Pergunta:
O que farias tu se tivesses gasto uma fortuna para comprar e reformar uma casa e passado poucos dias a mesma fosse destruída por um atentado provocado por um grupo terrorista, o qual tem o apoio de muitos que se juntam num determinada taberna da tua terra e aos quais já conheces de "ginjeira"?
Pois, esta foi a reacção deste habitante de Lazkao, depois da ETA ter rebentado pelos ares a sede do PSE (Partido Socialista de Euskadi) desta localidade, situada por debaixo do andar que o mesmo possui.

É sempre discutível estas reacções e atitudes mas... ele bem o disse: "Ojo por ojo, diente por dente" (Cá se fazem, cá se pagam").

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Spam eleitoral


1 de Março aproxima-se e no País Basco vive-se um reboliço de campanha eleitoral marcado pela indecisão em relação ao próximo lehendakari (presidente) do governo autónomo, pela ilegalização da lista independentista D3M, e mais um acto imbecil da ETA esta manhã numa casa do PSE-PSOE em Lazkao (sem feridos, felizmente)...
Sem dúvida que as eleições bascas, dentro do panorama e espectro informativo têm muito "morbo" (palavra espanhola para definir excitação, algo que chama muito a atenção), sendo que em todos os "Telediarios" este tema é tratado com um seguimento extenuante.
Enquanto que em Portugal vêm-se muitas acções de rua e cartazes colados por todo o lado, aqui os partidos políticos apostam muito em fazer um autêntico spam de panfletos nas caixas de correio.
Nestes últimos dias já devo ter retirado uns 132 folhetos eleitorais a pedir-me um voto que não posso dar, dado que por ser estrangeiro só o posso fazer em eleições municipais e europeias.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

"Ilegal, disfarçadamente, ilegal.. oh yeah"


São os mesmos de sempre. Os vitimizados, os coitadinhos de turno... Os que se queixam da falta de democracia existente na sociedade basca/espanhola e que quando os encapuzados da ETA provocam um atentado fecham a boca em sete copas e assobiam para o lado, nem sequer dignificando-se a condenar tal acto.
Dizem que não respondem a ordens dos dementes assassinos de trazer por casa, mas seguem a sua ideologia, defendem-nos politicamente, apoiam-nos de maneira encoberta. Lobos em pele de cordeiro que acossam, coagem, usurpam locais públicos e discriminam quem não é com.
Foram ilegalizados e bem. Não uma ilegalização de ideias, uma ilegaização de atitude, de estar na democracia (que tanto defendem, à sua maneira).
Solução? Fácil: que condenem e que se desmarquem dos pistoleiros do "faroeste" basco. De uma vez por todas e para sempre.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

5 anos, 5 urte


O tempo passa e é por isso que sempre que a ocasião o proporciona digo aos meus amig@s que se deve aproveitar todo o tempo do mundo ao máximo e sempre com elevado astral.
Parece que ha sido ayer, pero ya han pasado 5 años desde que el 4 de febrero del 2004 llegué al Termibus de San Mamés con 2 maletas e 1 mochila, preparado para la aventura vasca de encontrar trabajo en Bilbao… Un poco de locura, sí, llevado por la cabeza y un poco por corazón (por que no?..) y que me ha llevado hasta aquí, sin arrepentimientos y con la alegria de poder decir que me gusta la vida que llevo.
5 anos repletos de episódios, viagens, “recuerdos”, muchos recuerdos… e amigos, muitos amigos e boa gente. Me encanta esta “iberian connection”.. Hoje em dia sou um cidadão ibérico, sem dúvida.
E o melhor estará por vir e, sem esperas, continuar a viver e a sorrir…

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Uy, uy, uy... Cuidadín con las vitorianas...

Comentou-me outro dia o Rafa, companheiro de trabalho, que tinha visto num destes jornais gratuitos da área metropolitana de Bibao um anúncio bastante... sui-generis, no que a um lusitano toca.
Vejam bem a nossa fama por terras bascas. As mulheres vitorianas é que sabem (pelo menos esta..): o que é nacional é bom! E também fora de portas, ahahahah ;-)

Bem, que eu saiba... não andam à minha procura... Quer dizer, creio eu.. huummmm... Quanto custa a mensagem?

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Olé, viene el huracán!


Era o que faltava para completar o belo cliché aplicado pelas gentes desta terra: "Euskadi tropikala".
O tempo aqui é uma mina para os meteorologistas. No Verão pode chover que se farta e no Inverno podemos estar com 3 semanas de sol e temperatura amena.
Há 3 dias tivemos neve e hoje ando de camisa de manga curta...
Para acabar a semana em beleza chega hoje à noite um ciclone com rajadas de 120 a 150km por hora e ondas de 14 metros na costa(!).
Oh p'ra ele a chegar pelo norte da península :)

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

El portugués "tocapelotas" de CQC

Sí, en Portugal ahora también tenemos nuestra versión de "Caiga quien Caiga". En el "Caia Quem Caia" lusitano un reportaje cachondeando nuestros hermanos...

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Acabou-se a malapata!


Das vezes que tive oportunidade de visitar "La Catedral" (boa similitude entre o Estádio de San Mamés e o Estádio da Luz), nunca antes havia visto a equipa da casa vencer. Em 3 jogos, 2 derrotas do Athletic Club e uma da selecção de Euskadi (contra os Camarões 0-1 depois de mais de 20 anos sem perder...).
Na passada 5ªF fui, a convite do meu grande amigo Ion, ver a vitória dos "leones" (esta alcunha é o único senão do Athletic Bilbao...) sobre o Osasuna por 2-0.
Ambiente espectacular, um público sempre em cima dos jogadores.
Quando é que verei o Glorioso Benfica jogar aqui um jogo oficial europeu?... Espero que esteja para breve.
Aupa Athletic!

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Imagem da semana: Um presidente na barra do tribunal


Para que possam entender: Imaginem que em Portugal há um grupo terrorista. E que durante um período de trégua decretado pelo mesmo, um primeiro-ministro (seja ele quem fosse) e o líder da oposição tentassem efectuar diligências junto do braço-político desse grupo armado no sentido de uma negociação de paz.
Após essa tentativa frustada e com o romper da trégua por parte da banda terrorista, dois grupos de cidadãos "às direitas" interpõem uma accção por terem estado em contacto com dito grupo político e, por essa mesma regra de três, "consequentemente com o grupo armado", levando-os a tribunal.
Foi o que aconteceu com o lehendakari ("presidente" em basco) Juan José Ibarretxe e Patxi Lopez (secretário-geral do Partido Socialista Basco).
O caso foi arquivado a menos de 2 meses das eleições.
São... podres da justiça espanhola. "Preso por ter cão e por não ter."

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Povo antigo, democracia anciã


É uma realidade que está bem presente e que está totalmente indexada e inexoravelmente associada ao País Basco, o único local na Europa onde ainda existe um grupo terrorista.
Apesar de passar bastante ao lado disto – porque sinceramente hoje em dia nem ligo muito a essa parafernália (tenho mais coisas em que pensar) – não podes ficar alheio ao que te rodeia. Outro dia estava a estacionar o carro para ir ao ginásio e não deixei de notar que estavam dois carros em 2ª fila completamente mal estacionados à minha frente e com umas pessoas dentro a olhar constantemente para um bar diante, mais ou menos em amena cavaqueira. Saem do caro e colocam-se numa postura de espera em sentinela e eis que alguns segundos depois sai, uma vereadora do Partido Socialista de Euskadi acompanhada por outra mulher, a qual também penso que seja uma política. Durante esses breves momentos um dos indivíduos controlou-me com o olhar, em estilo desconfiado, para que me confirmar já totalmente que, de facto, eram escoltas.
Cada uma das mulheres entrou no seu carro e seguiram caminho.
Sim, escoltas. Existem centenas de escoltas espalhados no País Basco que protegem políticos, empresários, ameaçados em geral que estejam em contra ou tenham pensamentos contrários à ETA, que como bem sabem tem actuado ultimamente.
Um país que se gaba de ter a língua mais antiga da Europa, uma cultura tão rica e onde a democracia brilha pela sua ténue presença. Um país onde tu não podes dizer o que pensas politicamente devido à ameaça pistoleira de uma ínfima parte da sociedade basca que apoia a barbárie e a loucura deste grupo terrorista. Uma parte da sociedade que se vitimiza e que falta da "falta de democracia" que existe aqui, quando são eles mesmos os primeiros a pisá-la e a desvirtuar em nome do projecto de estado "Euskal Herria", o seu grande sonho, custe o que custar. A cambada de batasunos mais fascistas que a própria extrema-direita espanhola e que usurpa locais públicos, queima contentores, carros, caixas multibanco, que vangloria de “soldados” aos assassinos políticos deste país e que vive, completamente, num mundo à parte.
São a vergonha, o cancro desta linda terra. Eles mesmos destroem a sua “pátria”. Tenho e dá-me pena que o País Basco esteja sistematicamente manchado sempre pelo defecar mental e acção desta gente. E que essa desinformação sobre Euskadi na qual se deriva seja a que prolifera para fora dos cantos desta terra.
Tenho a esperança que ainda possa ver esta terra realmente livre. Livre deste “lixo" e que qualquer um possa pensar, falar, agir… afinal, viver! em paz e sem que este estigma esteja constantemente presente no nosso dia-a-dia.
Deixem-me, pelo menos, sonhar…

Nada disso!

Não, isto não foi uma crise dos 30 nem nada que se pareça! Foi mesmo falta de tempo e preguiça à mistura.. Bem dita falta de tempo, aliás...
Não posso deixar de mencionar que durante este tempo estive completamente atolado em traduções e com visitas à minha casa :-). Sininho, Malco, Pedro, Jorge e Matreno: Venham sempre e quando quiserem! MI CASA ES VUESTRA CASA!!!
E para compensar... e para que vejam que não estive parado... vou postar o meu vídeo de 2008!! ;-)

Ah!! E já está em aberto o casting para 2009... eheh